Todos conhecem, pelo menos de ouvir falar, ver fotos e reportagens, o faraó Tutankhamon. Pois então vamos recordar rapidinho para quem perdeu essa aula!
Tutankhamon viveu há mais de 3.300 anos atrás e se tornou faraó quando tinha mais ou menos 9 anos de idade. Mesmo tão criança ele se casou com Ankhesenamun logo que subiu ao trono.
Como ele era muito criança para governar o Egito, quem governava o país eram dois homens poderosos: Ay (conselheiro) e Horemheb (comandante do exército egípcio).
Acontece que o menino faraó morreu mais ou menos, dez anos depois de subir ao trono e não deixou herdeiros. Então, Ay (que já era velho) casou com a viúva, Ankhesenamun, e se tornou faraó. Como também não teve herdeiros, quem se tornou faraó depois foi Horemheb. Depois do casamento com Ay, não se sabe que fim levou Ankhesenamun.
O fato é que ninguém ia se preocupar muito com esse faraó porque ele nem mesmo foi tão importante. Ele viveu muito pouco e nem teve tempo de fazer nada de muito marcante. O que torna o rei Tut (para os íntimos) especial é que sua tumba foi descoberta praticamente intacta.
Quando em 1922, o arqueólogo Howard Carter, que era financiado pelo rico Lorde Carnavon, encontrou a tumba do rei menino, foi um fato espantoso. Havia dentro tantas riquezas, tantos trabalhos artísticos, móveis, carros de guerra, estátuas, jóias... Tudo para um faraó que nem reinou muito tempo!
Mas o grande lance era o fato de a tumba não ter sido saqueada na antiguidade, então o rei Tut ficou sendo praticamente o faraó do Egito mais conhecido em todo mundo.
Então, onde está o mistério
Acontece que, por causa da fama, a múmia de Tutankhamon foi examinada muitas vezes, seu rosto inclusive foi recriado por computador. Em 1963 a múmia passou pelo raio X, em 2005 foi examinada usando tomografia computadorizada.Em 1963 se descobriu que havia um ferimento na base do crânio da múmia, o que poderia ter sido causado por um golpe. Isso teria levado o faraó a morrer. Então seria assassinato ou um simples acidente?
Se foi acidente, ele deve ter caído do carro de guerra. Será? Se o rei Tut morreu por causa desse ferimento e foi assassinato, quem o matou e por quê?
O que aconteceu com sua esposa Ankhesenamun, depois de casar com Ay? Ela era muito jovem e Ay muito velho. Será que também foi morta?
Depois do mais novo exame na múmia, os estudiosos chegaram a conclusão que o faraó deve ter sofrido algum acidente, porque sua perna estava quebrada. Será que foi essa a causa da morte?
Enfim, além de toda essa história ainda temos a maldição que havia na tumba do faraó Tutankhamon. Mas isso é para o outro capítulo...
Rosto da múmia do faraó Tutankamon é mostrado pela primeira vez
LUXOR, Egito (AFP) — O rosto do célebre faraó egípcio Tutankamon foi mostrado ao público neste domingo pela primeira vez desde sua morte, há mais de 3.000 anos.
A múmia do faraó foi tirada do sarcófago onde se encontrava e introduzida em uma vitrine que dispunha de um sistema de controle de umidade e temperatura para protegê-lo dos imprevistos climáticos e das bactérias levadas pelos visitantes.
O corpo foi envolto em faixas de linho, deixando apenas o rosto descoberto. Até agora, somente alguns especialistas tinham tido acesso a ele.
Centenas de turistas visitam diariamente a tumba de Tutankamon, situada no Vale dos Reis, na margem oeste do Nilo, na altura da cidade de Luxor. A tumba foi descoberta pelo britânico Howard Carter em 1922.
Parte da fama deste faraó se deve ao fato de terem encontrado um grande tesouro em sua tumba. A máscara que cobria o rosto de Tutankamon pesava 11 quilos e tinha sido feita em ouro maciço com incrustações de pedras semipreciosas.
"É um rapaz belo, com um sorriso bonito e dentes grandes", disse aos jornalistas o diretor do Vale dos Reis, Mustafá Wazary, pouco antes de mostrar o corpo embalsamado.
"A múmia estava ameaçada de ficar reduzida a pó pelo aumento da umidade devido aos visitantes", acrescentou o secretário-geral do Conselho Superior de Antigüidades Egípcias, Zahi Hawass.
"A múmia já havia sido danificada por Howard Carter, porque ele utilizou ferramentas pungentes para extrair a máscara de ouro e expôs o corpo dele durante horas ao sol", acrescentou o ministro egípcio de Cultura, Faruk Hosni.
Tutankamon foi nomeado faraó com nove anos de idade e reinou durante uma década há cerca de 3.300 anos. Ele foi o 12ª faraó da XVIII dinastia egípcia.
Morreu aos 19 anos de idade por uma ferida gangrenada na perna. Durante muitos anos, acreditou-se que Tutankamon havia sido morto por um golpe na nuca, mas em 2005 um estudo realizado por especialistas internacionais descartou a
Arqueólogos localizam túmulo de princesa egípcia de 4500 anos
Grupo da República Tcheca descobriu tumba da princesa Shert Nebti, filha do rei Men Salbo, que viveu em 2500 a.C
Inscrições de hieróglifos em uma das colunas da tumba recém-descoberta da princesa Shert Nebti
Uma equipe de arqueólogos da República Tcheca identificou uma tumba de uma princesa egípica da Quinta Dinastia faraônica, que pode ser datado de 2.500 a.C. ao sul do Cairo. A informação foi confirmada pelo Ministério de Antiguidades do Egito. O governo egípcio analisa a hipótese de abrir o local para visitação pública, mas não fez previsões nem anunciou datas.
Em comunicado, o ministro das Antiguidades, Mohammed Ibrahim, disse que a antecâmara para o túmulo da princesa inclui quatro colunas de pedra calcária com inscrições hieroglíficas, indicando se tratar da princesa Shert Nebti, filha do rei Men Salbo.
O representante do ministério, Mohammed El-Bialy, acrescentou que no local das escavações havia mais quatro túmulos de funcionários da Quinta Dinastia, no complexo de Abu Sir, perto da pirâmide de degraus de Saqqara. "Ela é a filha do rei, mas apenas seu túmulo foi encontrado. A questão é: vamos descobrir outros túmulos no futuro próximo? Não sabemos nada sobre seu pai ou sua mãe, e esperamos que descobertas futuras responderão estas perguntas," disse El-Bialy, indicando que as escavações ainda estão em seu estágio inicial.
Leia também:
Arqueólogos encontram barca funerária de 5 mil anos no Egito Site permite visitar a piramide em Gizé em 3D Estátua do faraó Amenhotep III é descoberta no Egito
O grupo de arqueólogos tchecos começou os trabalhos de escavação este mês e a descoberta aconteceu apenas semanas após o governo egípcio reabrir ao público um pirâmide e um complexo funerários que estavam fechados para restauração há uma década.
A indústria de turismo no Egito, que é essencial para a economia do país, sofreu prejuízos em decorrência da instabilidade interna do país, que levou à renúncia do então presidente Hosni Mubarak e provocou mudanças no cenário político local
Nenhum comentário:
Postar um comentário